Risotto de frango ao curry, preparado com broth de alho poro, salsao, erva doce e cravo, finalizado com leite de coco, azeite extra virgem e lascas de pecorino




Chef Lucius Gaudenzi

Modo de preparo e ingredientes:


1 >  Broth

100gr de alho poro
100gr de salsao 
100 gr de raiz de erva doce
1 cebola media
2 folhas de louro
5 cravos
5 pimentas pretas
alguns ossos de frango muito bem lavados

Em uma panela com 2 litros de agua fria, lave bem e corte os vegetais em pedacos de 2cm, adicione todos os ingredientes, levante fervura, baixe o fogo para medio e va retirando toda a impureza que subir a superficie. Cozinhe assim por pelo menos 40 minutos. Coe, filtre e volte para o fogo medio.

2 > Frango

1/2 kilo de fillet de frango (Eu usei sobre coxa)
1 limao
20 grs de curry
20 ml de azeite de oliva
10 ml de shoyo 
5 cravos
Pimenta do reino moida e sal a gosto

Corte o fillet de frango em cubos de 2 cm, esprema o limao, adicione os ingredientes e deixe marinando por 20 min

3> Risotto

400 grs de arroz arborio
1 cebola pequena finamente cortada em brunoise (cubos de 1 a 3mm)
1 dente de alho amassado com sal
50 ml de vinho branco seco
50 grs de manteiga sem sal
200ml de leite de coco

Em uma panela bem quente (gosto de usar a Yoki, como uma frigideira funda), acrescente o azeite, a cebola e o alho, doure sem deixar queimar, adicione a manteiga e logo em seguida os cubos de frango muito bem escorridos. Quando todos os pedaços do frango estiverem levemente corados por fora, adicione o arroz, mexa bem e adicione o vinho branco, deixe-o reduzir por 1/3, apos va adicionando o broth aos poucos, sempre deixando o arroz incorporar todo o liquido antes de adicionar mais, siga este processo ate que fique 80% cozido (Al dente). Acrescente o leite de coco e finalize ate chegar ao ponto, macio por fora e levemente duro ao centro. 

Finalize com alho poro a juliene (tiras finas de 2mm por 8mm de comprimento), lascas de queijo pecorino (italiano, como o parmesão, porem um pouco mais leve no sabor), azeite de oliva e raminhos de erva doce.